Esplanade of Ministries - Defense of the elderly, 2015
Photo: Personal archive
Inaugural Class of Candangolândia, 2016
Photo: Personal archive
Missing class of the first Ceilândia class, 2016
Photo: Michelle Cordeiro
Dr. Neila Osório (Founder of the University of Maturity/UFT) and Dr. Margô Gomes de Oliveira Karnikowski (founder UniSER/UnB)
Photo: Personal Archive
Class at the Health Club with prof. Leonardo Pereira, 2015
Photo: Personal Archive
Deputadas Distritais Paula Belmonte e Jaqueline Silva, madrinhas UniSER, 2023
Foto: Rogério Lopes
Our story
The University of Aging Program - UniSER, was born from the social technology of the Federal University of Tocantins-UFT in partnership with the University of Brasília - UnB , with the project University of Maturity - UMA , on April 16, 2015.
On August 1, 2017, the UMA project became the UniSER outreach program.
With the proposal to contribute to the awakening of a "new old" based on valuing the being, learning and teaching, also valuing the coexistence and group learning, the integration between the academic community and the elderly included in the program is of primary relevance. Therefore, promoting actions aimed at bringing undergraduate, graduate and community students closer together in the context of the project through content related to the aging process and education and health promotion practices aimed at maturity emphasize the integrative and inclusive principle of UniSER, in addition to vehemently working on intergenerationality to build a society that is more sensitive to the needs of others and a University closer to community issues.
University of Aging of the University of Brasília - UniSER/UnB
A águia treina seu voo a vida inteira. Reconhece seu limite e quando está velha, aos 40 anos, com reservas oriundas do treinamento e aprendizado, recolhe-se na alta montanha. Num processo doloroso, troca suas penas, garras e, quando se vê segura novamente, voa... vive e voa por mais 30 anos. Recompensada pelo método, humildade de quem labuta. Capacidade de se renovar.
A palavra EnvelheSER da marca UniSER se desdobra em três “Vs” feitos de penas e sobrepostos como asas abertas de um pássaro. Simbolizam respectivamente V1, a criança; V2, o adulto; V3, o velho.
Reiterando que a existência se faz de escolhas, vivendo sobre a Terra, estabelecemos por meta voar. Sabemos que para fazê-lo, muitas vezes precisamos engatinhar, caminhar, correr, para depois conseguir abrir as asas com segurança em pleno voo.
Assim sendo, treinamos o voo de criança quando tudo é novo; de adulto, quando se inicia a maturidade; e, finalmente, com asas maiores da experiência, tencionamos para que possamos renovar as forças e voar plenamente, com sabedoria, em direção ao Ser e ser, ainda que em declínio biológico, a ave de plenos voos vivendo com harmonia e qualidade.
Dito isso, vou-lhes contar uma história….
Era uma vez uma menina que sempre gostou de ouvir os casos antigos, reais ou imaginários, contados por sua avó, todos regados a pastéis com aroma peculiar e feitos com muito amor. Assim, desde a infância, as melhores memórias, o cantinho de carinho reservado como ilhota de paz em uma vida truculenta, revelaram-se como uma importante estratégia de construção da "avozidade", aqui compreendida como empowerment do ato de se cultivar a afetividade dos avós no jardim fértil da alma dos netos.
Essa menina cresceu e ao longo de sua jornada percebeu, com a partida de sua avó, de sua mãe e de tantos outros, que se por um lado a finitude é uma realidade, por outro, desfrutar da totalidade da vida é um direito fundamental que deve ser garantido a todos.
No decorrer das últimas décadas, com a transição demográfica, torna-se cada vez mais evidente que o Brasil, país onde nasceu e vive até os dias de hoje a tal menina, não é mais um país jovem e passa a ter uma grande parcela de idosos em sua população.
Na busca por cumprir com o compromisso assumido com seu pai, e de propiciar que muitas crianças possam conviver com seus avós e que estes desfrutem a velhice com todas as possibilidades que essa fase pode proporcionar-lhes, a menina, agora professora da educação superior em uma instituição pública brasileira, juntamente com seus colegas e estudantes, propôs a criação da UniSER.
A UniSER é um Programa Educativo, da Universidade de Brasília, que foi instituído com o intuito de fomentar ações educativas e integrativas que possibilitassem a ampliação de capacidades e habilidades de pessoas idosas da comunidade. O que iniciou em 2015, com o curso de Educador Político Social em Gerontologia, tornou-se um Programa em 2017. Desenvolveu-se um portfólio robusto de iniciativas em pesquisa, ensino, extensão e gestão, possibilitando fomentar o bem-estar, a qualidade de vida, a promoção de saúde, a formulação de políticas públicas e a produção de recursos inovadores e tecnológicos, no contexto do envelhecimento humano.
Ao conceber o envelhecimento como um processo de evolução natural da idade, uma etapa do ciclo da vida, na qual a pessoa se experiencia como SER, repleta de limites e possibilidades, em efetivo aprimoramento, a UniSER, desde sua concepção como Programa educativo na Universidade de Brasília, contempla sua vida a partir de suas próprias memórias, histórias e experiências, almejando dar-lhe razão e sentido e interligando-a tanto ao ambiente, quanto ao espaço social em que esteja imbricada.
A respeito do papel da educação e, por conseguinte, do ato de ensinar, emerge a seguinte reflexão: “Ensinar a todos porque o homem tem necessidade de se educar para se tornar homem. [...]. O homem tem as sementes da piedade, da moralidade e da sabedoria, que deverão ser desenvolvidas pela educação” (COMENIUS, 1976, p. 125 e 139).
No âmbito da extensão e do ensino, o Programa comporta 13 projetos e um curso de extensão de longa duração (810h) para idosos. Em quase uma década de atuação, essas iniciativas impactaram a comunidade de Brasília ao se fazerem presentes em 13 regiões administrativas do Distrito Federal, impulsionando a mudança de vida de mais de 800 pessoas idosas.
Para além, a UniSER se firma como espaço de produção de saberes com realização de pesquisas científicas e inovação tecnológica, atividades associadas diretamente ao ensino.
Esse ecossistema proporcionou que, em 2020, fôssemos capazes de desenvolver competências exigidas ao ensino remoto para minimizar os impactos do isolamento compulsório imposto aos idosos pela Pandemia do COVID-19. Os participantes da UniSER seguem sua jornada, comprometidos com o ato de ensinar e, ainda, de aprender, tendo como premissa melhorar a formação na área de Gerontologia, ao buscar compreender o método e suas nuances nesse caminhar, bem como o papel da educação ao longo de toda a vida e sua importância para o idoso em prol do envelhecimento saudável, tanto no cunho individual, quanto no coletivo.
Assim, implementaram-se as lives, ainda em 2020, que deram origem à proposta do Projeto Ação: O Contributo da UniSER em Tempos de Pandemia.
Teachers in the Ceilândia class's longing class, 2016
Photo: Michelle Cordeiro
Extensionists in Ceilândia certification, 2016
Photo: Michelle Cordeiro
Teachers in the certification of the Ceilândia class, 2016
Photo: Michelle Cordeiro
Teachers in the certification of the Ceilândia class, 2016
Photo: Michelle Cordeiro
Professors at the I International Symposium on Aging
Photo: Personal Archive
Candagolândia class with sponsors and UniSER patron, 2017
Photo: Personal Archive
With affection and dedication we build our dreams!
Classes Prof. José Alberto at the old campus of UnB FCE, 2015
Photo: Personal archive
Launch of the book Caminho dos Pássaros by author Francisco Assis from the first class of Ceilândia, 2016
Photo: Personal archive
UniSER Chronology
Social Technology
Creation of University of Maturity of the Federal University of Tocantins - February 2006
Project Creation University of Maturity of the University of Brasília - April 16, 2015
Creation of the University of the Aging at the University of Brasília - August 1, 2017